Apresentação do Blog

Como afirma Suely Rolnik: “Não há subjetividade sem uma cartografia cultural que lhe sirva de guia”. E é precisamente dessa cartografia cultural, ou pelo menos de traços dessa cartografia, que gostaríamos de tratar aqui no blog. Cada cultura propõe seus ideais e esses ideais se constituem como suporte para as identificações do sujeito, para o seu processo de subjetivação. Regulada por ideais de cunho individualista, narcisista e hedonista, marcada pelo imediatismo e desamparo e o desamparo, a sociedade atual parece se constituir como um espaço no qual não existem regras, apenas escolhas; um espaço no qual todos podem ser qualquer um. Levando em consideração essa nova cartografia cultural e seus efeitos sobre o sujeito, vários autores apontam para uma importante função assumida pelo consumo na atualidade, que seria aquela de se tornar minimamente estável e inteligível, um mundo onde “tudo o que é sólido se desmancha no ar”. A sociedade atual, uma sociedade de consumo, é assim chamada pelo ato de que nela os objetos de consumo, investidos de seus valores sígnicos, parecem ter adquirido o poder de representar o sujeito perante os seus pares – diz-me o que consomes e te direi quem és!-. Cede-se, assim, à idéia de aderir a um estilo de vida, que parece se afirmar predominantemente através da escolha de determinados objetos em detrimento de outros, e de uma maneira peculiar de consumi-los e exibi-los, para que se possa afirmar uma identidade e gozar de um sentimento de pertença.
É sobre essa temática e seus efeitos que versamos aqui. O blog, que parte de um projeto desenvolvido na disciplina de Comportamento do Consumidor, tem como objetivo abrir um espaço – inter-disciplinar – para uma discussão sobre a função do consumo na contemporaneidade e seus efeitos sobre o processo de subjetivação e socialização. Serve como um espaço de acolhimento e divulgação de trabalhos realizados pelos alunos na disciplina (artigos, ensaios fotográficos, documentários, pesquisas, etc.), e, ao mesmo tempo uma espécie de observatório de das produções culturais sobre o tema (filmes, músicas, livros, artigos científicos, eventos, etc.). Através desse instrumento os alunos, produtores e mantenedores do blog, aliam os conhecimentos produzidos em sala de aula (nas mais diversas disciplinas) a uma intensa atividade de extensão e pesquisa. São os próprios alunos, sob a nossa supervisão, que selecionam e produzem os conteúdos postados. Para tanto, realizam leituras, pesquisas, entrevistas, produzem ensaios, artigos, documentário, etc. O blog atualmente é coordenado por Marília Campos (professora da disciplina de Comportamento do Consumidor – UNIFOR); Ana Siomara (monitora); Fernanda Cavalli, Fernando Koppe, Filipe Ramó, Marília Carvalho, Mariana Rennó, Rhamir Bezerra, Tamara Porfírio (alunos do curso de Publicidade); Sabrina Baquit (aluna do curso de Psicologia) e Wânyffer Monteiro (aluna do curso de Jornalismo).